pasa top
 CSI - Corrosão Sob Isolamento

A corrosão sob isolamento (CSI) térmico é um dos mecanismos de danos mais freqüentes e potencialmente mais perigosos, pois pode ocorrer sem aviso, em equipamentos que encontram-se aparentemente em bom estado físico. 

O mecanismo de deterioração é por corrosão atmosférica associada à imersão em solução corrosiva. Essa solução é gerada pela penetração de umidade e água de chuva, que pode carrear para baixo do isolamento térmico agentes corrosivos presentes na atmosfera. Esse fenomeno ocorre pelo lado externo do equipamento sobre superfícies desprotegidas de pintura, sem que seja visível em razão do isolamento térmico.

Existem duas maneiras de mitigar os efeitos da CSI: através da remoção de grandes porções do isolamento térmico ou pelo emprego de ensaios especiais que localizarão as regiões afetadas, como poderá ser visto no vídeo anexo. 

Esta segunda alternativa é a mais eficiente, barata e de fácil execução. Equipamentos protegidos por fireproofing também poderão ser submetidos a esse processo de corrosão e, por esse motivo, as regiões recobertas também deverão ser investigadas.
 



MISTRAS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br