pasa top
 INI - Inspeção Não Intrusiva em vasos de pressão e tanques de armazenamento

A inspeção não intrusiva - INI - é o conjunto de inspeções e avaliações de integridade que são realizadas em vasos de pressão e tanques de armazenamento com os mesmos operando, ou seja, sem interferência operacional. São inúmeras as vantagens na realização da inspeção não intrusiva - INI:

a) Reduz a exposição do trabalhador ao ambiente confinado e insalubre;
b) Aumenta a previsibilidade dos serviços de parada;
c) Posterga ou substitui a inspeção interna;
d) Permite a avaliação do equipamento no momento em que o mesmo está se degradando;
e) Reduz os riscos de ocorrência de danos nos equipamentos pela abertura e exposição à umidade e oxigênio; 
f) Redução dos custos de parada, dentre outras.

  • Vasos de Pressão

  •    

    As figuras apresentam ensaios usuais aplicados para a INI em vasos e tanques de armazenamento.

    Com a aplicação destes ensaios consegue-se atingir coberturas integrais em todas as superfícies dos equipamentos, garantindo sua integridade em razão desta abrangência.

    Ensaio de emissão acústica para localizar trincas na condição de serviço   Ensaio de C-Scan para mapear integralmente os processos corrosivos no costado de um vaso    

  • Tanques de Armazenamento

  • Perfil B e C-Scan de processo corrosivo em tanque atmosférico caracterizando perda de espessura.


     
    Ensaio C-Scan para medir espessuras no costado de tanques API   Varreduras de C-Scan colocadas lado a lado, representando as espessuras medidas no costado de tanques API

  • TankPAC™ - Método para Avaliação de Fundo de Tanques em Serviço

  • Em tanques atmosféricos, ainda é possível, avaliar o estado dos fundos dos tanques de armazenamento, em operação, através da metodologia TankPAC™.

    TankPAC™ é um método de ensaio que utiliza a técnica de Emissão Acústica para determinar a condição da integridade do fundo dos tanques. A técnica consiste em captar, por meio de transdutores piezelétricos, sinais originários do processo de corrosão que ocorre na face interna e externa do fundo do tanque, avaliando, desta forma, a ocorrência eventual de um processo de corrosão ativo.

    Com a utilização destas técnicas avançadas de ensaios não destrutivos, torna-se possível fazer avaliações completas e estimativas precisas de danos em vasos de pressão, tubulações e em tanques de armazenamento, para a detecção e localização de trincas (ensaio de emissão acústica) e afinamentos (ensaio de C-Scan).

     



    MISTRAS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br