pasa top
Soluções para Detectar Vazamentos de SF6

 

Disjuntores de SF6 são críticos para uma operação confiável de redes de energia elétrica e, em razão do envelhecimento dos sistemas, são objeto de contínuas melhoras nas práticas de manutenção. A importância dos disjuntores, aliada a uma crescente conscientização sobre o meio ambiente, fez com que muitas empresas procurassem melhores métodos para monitorar disjuntores de SF6 e minimizar custos associados a vazamentos do SF6.

A PASA possui um Sistema Wireless de Monitoramento de vazamento de SF6, de caráter preditivo, preciso e de baixo custo, mais avançado que o tradicional sistema de alarme.

O sistema combina o desenvolvimento mais recente de sensores, processadores, redes sem fio e sistema e tecnologia de gestão eficiente de energia, combinado com algoritmos patenteados que rastreiam com precisão perdas de gás, o qual possibilita a manutenção proativa ao invés de custosas manutenções corretivas. 

O sistema foi especificamente projetado em conjunto com as maiores empresas de eletricidade dos Estados Unidos, visando facilidade de instalação e  operação em ambientes severos de alta tensão. A instalação não exige uma parada nem requer treinamento especial. O sistema é aberto e novos sensores podem ser instalados e configurados em minutos. Uma vez em operação, o sistema compensa os efeitos da temperatura ambiente, eliminando as alterações diurnas que causam problemas aos monitores de densidade de corrente.

As informações do sistema são disponibilizadas aos usuários via um navegador seguro da intranet ou podem fazer interface com utilitários SCADA das empresas. O sistema também pode fazer interface com o Sistema OSIsoft PI para visualização customizada e transferência de dados ao sistema de gestão de manutenção das empresas de eletricidade.


  • Impacto Econômico

  • A manutenção corretiva pode elevar muito o orçamento de manutenção. Isto ocorre pelo fato de os disjuntores que vazam, tipicamente dispararem o alarme com baixos níveis de gás durante os turnos da noite, quando a temperatura ambiente cai, implicando leituras de pressão baixas e aumento do vazamento. Esse fato causa a mobilização não programada de equipes ou o envio de uma equipe de emergência à subestações remotas, durante período de “horas extras”

    A redução de gastos com horas extras e melhoria da sustentabilidade ambiental podem ser otimizados com um programa seguro de manutenção preditiva de SF6. Tal programa deve monitorar adequadamente pressões de SF6, compensar de forma acurada as variações de temperatura e indicar tendências de vazamento para propiciar programação preditiva de atividades de manutenção. Estes recursos avançados são fornecidos e estão incorporados no sistema de monitoramento.
     


     

     

  • Especificações

  • Processo:
    todos os dispositivos isolados elétricos pressurizados de SF6

    Característicaas
    Nível de proteção:
     NEMA 4X, IP 66
    Dimensões aproximadas: 3” Dia X 4.5” L

    Meio ambiente 
    Faixa de temperature ambiente: -40  °C a 75 °C
    Fornecimento de energia 
    Bateria de lítio:  4 anos de vida útil em condições normais


    Bateria de chumbo-ácido recarregável: Energia solar, vida útil de 3 meses na ausência de sol
    CA opcional:. 110/220 volt

    Comunicação com a saída da unidade de controle 
    Sem fio: 900 MHz/disponibilidade de 2.4 GHz   

    Indicação
     
    Alarme visível : LED

      Information Display
    Alertas gráficos: Interface com o software da subestação da empresa
    Opcional: Website da MISTRAS RMA – acesso apenas para a empresa

    Sensores de Temperatura
    Faixa de entrada: -40 a +125 °C
    Resolução: 16 bit
    Sensor de Pressão
    Faixa de entrada: 0 to 100psi (possível versões para presses mais altas)
    Resolução: 16 bit


    MISTRAS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br