pasa top
 Sistema de Monitoramento Acústico - TRIPLE 5 AMS

O Sistema de Monitoramento Acústico é utilizado para detecção antecipada de vazamento de tubos de caldeiras termelétricas à carvão, caldeiras de recuperação, préaquecedores e outros.

O sistema Triple 5 AMS-3 foi implementado com sucesso há mais de 20 anos para detectar, com alta taxa de assertividade, vazamentos em caldeiras convencionais. Sensores não-invasivos, acoplados às paredes das caldeiras, detectam qualquer alteração anormal no ruído de fundo da caldeira, o qual pode ser uma indicação de início de vazamento.

 

 
O AMS-3 fornece dados reais em tempo integral sobre eventuais vazamentos nos tubos. A mesma tecnologia e qualidade de resultados tem sido aplicada para caldeiras de recuperação. Os históricos em recuperadores de vapor indicam que os vazamentos são mais críticos nas soldas dos tubos dos super-aquecedores e reaquecedores, na região de drenagem dos headers e reaquecedores. A informação imediata da ocorrência desses vazamentos fornece subsídios para o reparo em uma parada programada.

 

As questões econômicas, ambientais e tecnológicas estão reformulando o mercado de geração de energia elétrica. Plantas à gás estão assumindo papel de destaque no fornecimento de nossa eletricidade. Essa mudança no mercado enfatiza a necessidade de um aumento de confiabilidade e redução de tempo ocioso.
O TRIPLE 5 AMS™ utiliza guias de ondas e sensores de alta temperatura para “escutar” os vazamentos. Os guias de ondas são fixados perpendicularmente à parede fria do revestimento dos recuperadores de vapor. Os guias não penetram o revestimento, eles são soldados no lado frio, após atravessar o isolamento e a caixa, na parte externa do equipamento. O forro isolador interno atua como um diafragma que vibra em sincronicidade com os sons de baixa e alta frequência transmitidos pelos gases de combustão e revestimento da parede da caldeira.



  • Características
  •  
  • Características
  • O Sistema de Monitoramento Acústico inclui todo hardware e software para instalação na caldeira.

    - 1 registrador & hardware de interface de processo
    - 4 amplificadores
    - 8 sensores
    - 8 guias de onda para montagem no revestimento interno
    - 2 NEMA & 8 caixas de proteção dos sensores
    - software AMS
    - software específico para a planta e saídas de alarme
    - 1 ano de supervisão semanal, serviço de monitoramento
       remoto
    - Manuais de instalação, manutenção e operação 
    - Treinamento do operador
     
    - Indicação antecipada de vazamento de tubos, antes que os
       métodos tradicionais
    - Reduz danos secundários
    - Gestão à exposição / risco do mercado de  geração elétrica
    - Localiza vazamentos antes do ponto critico de parada
      forçada da planta
    - Os dados em tempo real fornecem uma tendência de
      severidade x progressão de
       vazamento
    - Manutenção programada x parada forçada
    - Alocação correta de recursos para planejamento de
       atividades
    - Opções de instalação escaláveis.


     

    O sensor transforma o sinal mecânico da vibração em tensão elétrica, o qual vai ser processado por um dispositivo amplificador. Os dados resultantes utilizam frequências transmitidas pelo ar e pelo metal, geradas por um vazamento e que são indicação da diferença do ruído normal de fundo de uma caldeira. O TRIPLE 5 AMS™ processa e avalia os dados detalhadamente por meio de hardware especializado, registradores industriais e software patenteados.

    O sistema de dados e de alarme do TRIPLE 5 AMS™ da Mistras são observados e analisados pelos usuários, localmente, no registrador, ou em qualquer local remoto, utilizando um protocolo VPN ou software de replay de dados, AMS Virtual. Adicionalmente, o AMS tem a capacidade de criar uma interface e trocar dados de um sistema DCS.

    A Mistras fornece suporte técnico através do Triple 5 Surveillance, um sistema de monitoramento remoto que analisa os dados em relação à alterações acústicas e problemas com o software. O grupo responsável pela planta recebe um relatório por email sobre o status do sistema. Sempre que uma ocorrência exigir atenção imediata, o sistema faz uma ligação telefônica ao contato principal e / ou à sala de controle.



     

    Disponibilizamos também uma linha de emergência durante 24 horas para ocorrências fora do horário normal ou final de semana. A Mistras possui opções de contrato de monitoramento diário, semanal e mensal. Um contrato anual de supervisão semanal está incluso na compra de um sistema.  
  • Dados atuais de instalações existentes
  • - + de 265 caldeiras de geração de energia
    - + de 380 pré-aquecedores
    - 21 caldeiras de recuperação 
      - 3 recuperadores de geração de vapor
    - 180 caldeiras no programa de supervisão

     


    MISTRAS SOUTH AMERICA   Tel: (55 11) 3082-5111 ou 3736-7777 - mistras@mistras.com.br